sábado, 24 de março de 2012

Capitalismo e Crise do capitalismo.

                                       

A constante busca pelo lucro vem levando o ser humano a transformar o espaço em que vive a ponto de gerar graves problemas ambientais, os quais não afetam apenas a natureza, mais principalmente os próprios seres humanos, que tem de beber água poluída, comer alimentos contaminados, respirar ar com cheiro de fuligem nas grandes cidades, sofrer com o efeito estufa e assim por diante.

O que é o capitalismo?

Capitalismo é todo um sistema/modo de produção que surgiu na Europa entre os seculos XV e XVII, composto por várias pessoas (Proprietários, produtores e consumidores) assim gerando o capital que vai garantir o salario, o emprego e o lucro de cada parte do grupo de pessoas envolvidas na tal empresa. Lembrando que o capitalismo sempre visa o lucro e o estoque de capital como seu 1º plano.

O capitalismo é caracterizado por alguns elementos fundamentais:

*  Propriedade privada dos meios de produção.
*  Divisão de classes com base da propriedade (burguesia e proletariado).
*  Busca do lucro.
*  Economia de mercado.

O capitalismo triunfou, e não se imagina agora que tipo de sistema rival lhe possa ser oposto." 


Crises do capitalismo: 

Como visto antes, um dos maiores objetivos do capitalismo é acumulação do capital. O problema é que isso depende de um processo que envolve a produção e a venda de mercadorias, e nem sempre essas etapas eram concluídas facilmente. Começam a surgir problemas e muitas empresas tem a dificuldade de manter a acumulação de capital, gerando assim a crise de economia de capitalista.

Um outro problema vem quando ocorre a crise de superprodução de um material e este não é vendido como esperado. Nesse caso, as empresas produzem mais do que conseguem vender, gerando uma crise interna na empresa. 

E por ultimo mas não menos importante, a crise de rentabilidade, que é quando as empresas continuam produzindo e vendendo, mas os lucros são focalizados na manutenção de grandes maquinas, assim diminuindo o rendimento de tal. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário